O concurso destinou-se a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e a alunos do ensino secundário. Assim durante o primeiro período os alunos colocaram a imaginação e os conhecimentos de física a funcionar, relembrando conceitos de mecânica, de corrente eléctrica e um pouco de electrónica, bem como todos os conceitos associados a estes temas. Foi uma primeira fase difícil, pois passar para o papel as ideias e planificar o projecto foi uma tarefa árdua e por vezes um pouco controversa, pois as regras do concurso eram muito claras: os alunos teriam de idealizar um engenho que fosse capaz de voar, planar e aterrar num perímetro circular com cinco metros de raio, sem usar electrónica ou aparelhos já construídos, como por exemplo engenhos telecomandados.
Após algumas discussões foram então planificadas duas “máquinas”, uma por cada grupo de trabalho, "Nas Nuvens” e “JF|MF-23-09-AMR”. Os dois engenhos foram a concurso no dia 14 de Maio, tendo a equipa "JF|MF-23-09-AMR" conquistado o 10º lugar e a equipa "Nas Nuvens" obtido o melhor tempo de voo do concurso.
Apesar de todas as dificuldades encontradas e superadas foi um grande desafio e talvez uma base de lançamento para a opção futura, uma vez que a maioria pretende seguir um curso de engenharia.
Baseado in "Povo Famalicense"
Sem comentários:
Enviar um comentário