sexta-feira, 22 de abril de 2011

3ª Caminhada Concelhia entre Joane e Gavião

O Município de Vila Nova de Famalicão vai ser pioneiro ao implementar a primeira “grande rota turística” do país. A noticia foi avançada pelo vereador da Juventude, Mário Passos, aquando da apresentação da 3ª edição da Caminhada Concelhia, que se realiza no próximo dia 30 de Abril, entre as 14:30 e as 20:30 horas. Esta 3ª edição terá uma extensão de 16km tendo início em Joane, passando pelas freguesias de Pousada de Saramagos, Vermoim, Requião, Vale S. Martinho, Vale S. Cosme, Cruz e terminando em Gavião.

Durante este itenerário, os participantes poderão desfrutar de toda a riqueza natural e tradicional, bem como um conjunto megalítico de castros e mamoas. Para Mário Passos o principal objectivo desta 3ª caminhada é “dar a conhecer as 49 freguesias e o concelho de Famalicão a nível dos aspectos culturais, dos monumentos, achados arqueológicos , assim como as tradições e os usos e costumes das nossas gentes. Outro aspecto importante é dar a conhecer o ambiente, nomeadamente a flora, a fauna, assim como, também com esta caminhada promover a acitividade física e a adopção de práticas de vida saudável. Também outro grande objectivo é promover o turismo em Famalicão oferecendo aos turistas estrangeiros e nacionais estes percursos que sabemos que procuram e gostam”.

Esta caminhada de dificuldade mediana tem prevista uma duração de quatro horas e estará disponível à participação de qualquer pessoa. Na edição transata registou-se a participação de cerca de 500 caminhantes, tendo a organização este ano em vista o mesmo número de participantes ou superior. Nesta caminhada, a organização vai colocar ao longo de todo o roteiro sinalética provisória que, posteriormente, no decurso do processo de homolgação, passará a definitiva visto que “este é um dos requisitos para que seja feita a homolgação” referiu o responsável pelo Pelouro da Juventude.

No que diz respeito à “Grande Rota Turística”, Mário Passos afirmou ainda que se está a trabalhar na homolgação dos percursos já criados e dos que venham a ser criados, para que desta forma sejam homolgados pelas entidades competentes e para que assim “passem a constar nas cartas pedestres internacionais”. A “Grande Rota”, segundo explicou Rui Grenha da Grucamo, é um percurso pedestre que percorre elevadas distâncias e que tem a duração de mais de um dia de jornada. Esta “Grande Rota” terá, como explicou Mário Passos o objectivo de unir as 49 freguesias do concelho através de percursos mais pequenos”, revelando que desconhece que haja algo deste género em Portugal.

Baseado in "Entre Vilas"

Sem comentários:

Enviar um comentário